Pesquisar este blog

Translate

Slice 1 - Image 1 Slice 1 - Image 2 Slice 1 - Image 3 Slice 1 - Image 4
Slice 2 - Image 1 Slice 2 - Image 2 Slice 2 - Image 3 Slice 2 - Image 4
Slice 3 - Image 1 Slice 3 - Image 2 Slice 3 - Image 3 Slice 3 - Image 4
Slice 4 - Image 1 Slice 4 - Image 2 Slice 4 - Image 3 Slice 4 - Image 4

Atividade FísicaConheça os melhores hábitos para praticar no seu dia a dia que irão salvar sua vida!

PoesiaAlegria e sentimento em versos

Felicidade se pratica todos os diasSorrir e manter pensamentos positivos é o melhor remédio para a saúde!

Abdominais eficazesConheça os exercícios que irão te motivar a praticar exercícios abdominais todos os dias!

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Como começar a correr!



Corrida na grama evita lesões
Correr é um esporte  que pode se tornar viciante, pois traz um enorme bem-estar e inúmeros benefícios. 


Quem não gosta de academia e tem preguiça de aprender um esporte novo como natação ou dança, pode encontrar na corrida a solução para seus problemas de peso, concentração e saúde.


Para se ter uma idéia da grandiosidade deste exercício, eu mesma, antes de praticá-lo  sentia muitas dores nas pernas: agora, as famigeradas dores, como por encanto, desapareceram após o momento em que comecei a me dedicar com maior responsabilidade a este esporte.




Corrida em calçamento de pedra exige mais 

Inclusive melhorou consideravelmente minha concentração nos estudos! Me sinto muito mais disposta para encarar um livro após correr pela manhã.

Em razão disto, relacionei abaixo algumas dicas sobre corridas e como praticar este esporte para quem está começando.

Faça uma avaliação física antes de iniciar um programa de corrida.

  • Não esqueça dos alongamentos antes e depois de correr, além de fazer um trabalho específico de flexibilidade  duas vezes por semana.

  • Use um tênis adequado ao esporte e ao seu tipo de pisada.

    Alongar é muito importante 
  • Controle a alimentação. Ingira alimentos com baixo valor calórico, evitando açúcar e gorduras.
  • Experimente correr com grupos de treinamento de corrida. O estímulo, sem dúvida, é muito maior. Mas se preferir, sozinho também é uma boa opção, basta escutar uma musiquinha enquanto corre que se sentirá em boa companhia. Aliás, esse é o meu caso!
  • Corra com regularidade e torne o esporte um hábito em sua vida. Sempre que possível corra de manhã, pois se você deixar para correr no final do dia, poderá estar atrapalhado com seus afazeres ou muito cansado devido às atividades que fez.
  • Não tenha pressa para aumentar distâncias ou a velocidade de corrida.

  • Corra de sempre na mesma hora, acostumando o organismo à atividade. Assim, quando você não correr, sentirá falta.

  • Não corra todos os dias da semana. Alterne a corrida (de 3 a 4 vezes por semana) com outra atividade aeróbica, como bicicleta.

  • Há dias em que você acorda desanimado, mas não deixe que isto faça você desistir de treinar. O dia está nublado? Amanheceu chovendo? Na chuva eu não recomendo, pois poderá se resfriar... mas umas  nuvenzinhas cinzentas não poderão desanimar você! Insista!! Seja forte!

  • Muitos corredores acham que o maior número de lesões ocorre durante o treinamento de velocidade, mas as lesões ocorrem por excesso de volume (muitos quilômetros), ter antecedentes de lesões e falta de descanso. Então não exagere, sempre vá com calma.
  • Não coloque plástico na barriga para perder gordura mais rapidamente, pois o que você irá perder será água, podendo ter uma desidratação. Não sei porque alguns ainda insistem nesta opção, é muito desagradável. Corra livremente, com roupas leves e adequadas e se sentirá um passarinho levantando vôo.
  • Se você  frequenta academia, alterne corridas na esteira e na rua. Na esteira não há a resistência ao vento, ocorrendo um esforço menor do que correr ao ar livre. Na rua, além da força do vento, você tem que fazer toda a força para executar a corrida sem impulso da esteira, ficando um pouco mais difícil. Mas cuidado com o trânsito. Corra na contramão para visualizar os carros e cuidado com os buracos e desníveis do chão. Agora, se você tiver o privilégio de ter um calçadão à sua disposição ou mesmo uma praia, correr na areia pode ser uma  ótima opção, porém prefira o terreno plano para evitar lesões.

Treinamento na areia da praia fortalece os músculos da panturrilha
e acelera a perda de calorias

  • Você já teve aquela dor no abdome enquanto corria? Esta dor é normal, principalmente para iniciantes. Isto se chama flato e ocorre porque o diafragma não está costumado com as subidas e descidas que as contínuas passadas da corrida provocam. À medida que o seu condicionamento melhora isso desaparece. Evite mudanças bruscas de velocidade no começo. Isso também produz o flato.
  • As dores provocadas pelo ácido lático são causadas por microtraumatismos nos músculos e tendões. O melhor modo de evitar este mal é não fazer mudanças bruscas nem treinos que não ofereçam tempo suficiente para o seu corpo se adaptar.
  • O desempenho feminino é pior na fase da menstruação e uma semana depois da ovulação, pois a progesterona, um hormônio-chave, alcança nestes períodos seu nível máximo. Mas é preciso praticar mesmo nestes dias para melhorar o humor.
  • Todos os treinos devem ser iniciados com trotes leves e estes devem se repetir no final do treino (para que a sua freqüência cardíaca e respiração voltem ao normal)

  • A constância nos treinos é a chave da melhora de resultados.
  • Faça um trabalho de fortalecimento dos tornozelos, panturrilhas e músculos que reforçam os joelhos.
  • Se algum sinal de trânsito interromper a sua corrida, fique saltando no mesmo lugar para não diminuir muito a freqüência cardíaca.
  • Os praticantes acreditam que correr 'vicia'. E eles não estão de todo errados: a serotonina liberada quando se pratica qualquer esporte é a responsável pelo prazer que sentimos durante e depois da atividade. Na corrida, não seria diferente. A sensação de liberdade que a corrida proporciona também ajuda a potencializar esta sensação. 
  • O vídeo abaixo é maravilhoso e explica  em detalhes os benefícios de uma boa corrida! Aproveite!


Corrida em estrada de terra é muito bom,
mas é preciso ter atenção  nos desníveis do terreno.
  • Então, o que está esperando?

  • Mãos à obra, ou melhor: 
  • pernas para que te quero! 

  • Até a próxima corrida!

descrição de imagens para SEO Autora

Olá! Seja muito bem-vindo(a)! Sou da área jurídica e virei blogueira por acaso, no momento em que comecei a falar de temas privilegiando uma vida mais saudável e natural, com ênfase no bom humor, razão do nome deste Blog. Você está convidado a me acompanhar e ser feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário